Há diversos mitos que rodam o universo das tatuagens, mesmo em tempos de alta febre e popularização da arte de eternizar marcas no corpo. Uma delas se refere diretamente à questão da dor. Fazer tatuagens dói sim. Elas são feitas com agulhas, tanto a de traçar (de 1 a 3 agulhas), quanto a de sombrear ou colorir (mais de oito agulhas). Em geral, quanto mais agulhas, menor é a dor, já que o traço é mais espalhado na pele. A quantidade de dor varia de pessoa para pessoa e do lugar. Os lugares mais comuns que “doem” são costelas, barriga, dedos, pescoço, genitais, rosto e axilas, que são peles mais finas e próximas de nervos e órgãos vitais.

 

Alguns testes e observações também devem ser realizados antes de uma pessoa fazer tatuagem sim. Um deles é relativo à alergia às tintas. Quem é muito alérgico deve fazer um teste alguns dias antes, para ver se não acontece nenhum tipo de reação. E isto não é mito.

 

Já para o caso de pessoas que possuem tendência a ter queloide na pele, vale lembrar que a tatuagem não atinge camadas muito profundas da pele, ela vai até a epiderme, que é uma camada bem superficial, não deve causar uma cicatriz profunda, portanto. Mas, vale salientar que o processo de queloide depende do profissional e da sua pele.

 

É verdade. Alguns alimentos devem ficar fora da alimentação por ao menos quinze dias por parte de quem acabou de fazer tatuagem. Isto porque eles realmente podem causar processos inflamatórios. A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam o processo de recuperação da pele. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, é importante manter uma alimentação balanceada.

 

A pele não fica dormente durante, e após a tatuagem. Quanto mais longa a sessão de tatuagem, mais irritada a pele ficará. Contudo, o seu corpo naturalmente produz endorfinas sob alto nível de estresse, o que gera um alívio na região após umas três horas.

 

Tatuagem não vicia. O que pode acontecer é uma pessoa querer fazer outras porque gostou do efeito.  Apenas isto.

 

Algumas cores não doem mais do que as outras durante o processo de tatuagem. O que provoca a dor são as agulhas furando a pele. Mas, é verdade que algumas tonalidades e tintas desbotam com o tempo.

 

Tags: , , , ,