Há diversos mitos que cercam o universo das tatuagens, mesmo em tempos em que o processo de eternizar desenhos no corpo se tornou tão popular. Isto se deve ao fato, justamente, de a tatuagem ter se popularizado tanto, em especial entre jovens, que nem sempre buscam as informações de maneira devida e acabam repetindo informações equivocadas que foram ouvidas de outras pessoas. O processo vai formando uma bola de neve, e é muito importante desmistificar algumas “inverdades”.

 

Uma dessas inverdades que circulam muito é sobre dor. Tatuar dói mesmo, uma vez que os desenhos são feitos por meio de agulhas que perfuram a pele. Há o mito de que se a tatuagem for feita em uma região mais gordinha do corpo, ela dói menos. Puro engano. Puro mito. A quantidade de tecido adiposo não vai minimizar as dores sentidas, até por que dor é algo que varia de pessoa para pessoa. A região dos glúteos, por exemplo, é uma das que mais dói ao fazer uma tatuagem.

 

Tintas perdem a intensidade das cores com tempo? Sim, isto não é mito, é verdade. Em particular se a qualidade da tinta não for das melhores. Os novos pigmentos são bastante resistentes, diferente do que acontecia com as tintas usadas há alguns anos.  O que de fato deve sempre se evitar é a exposição da tatuagem ao sol, para não ressecar e não danificar com o tempo a pintura.

 


As tatuagens não ficam esverdeadas ou azuladas com o tempo, pelo menos as que são feitas nos dias de hoje. Quando se pensa em tatuagens que ficavam com aspecto borrado, remente-se a um período em que as tatuagens eram feitas dentro das cadeias, pelos prisioneiros sem qualquer tipo de cuidado ou profissionalismo. As técnicas de se tatuar avançaram muito os últimos anos, e os trabalhos são belíssimos.

 

Tatuagens podem ou não ser caras. Isto vai depender do projeto que se deseja desenvolver, bem como a técnica aplicada e o estúdio onde ela será desenvolvida. Um trabalho pequeno e simples é totalmente acessível e mais barato, em contrapartida, um outro mais complexo e grande levará bem mais tempo para ser executado, custando mais caro. O preço de uma boa tatuagem, como ocorre como uma boa obra de arte, não é um fator que se deve dar importância. Quanto maior o investimento, melhor será sua arte. Um conselho simples é saber escolher o profissional e tudo estará resolvido.

 

Também é bom evitar fazer tatuagens na gravidez, já que existe um risco, mínimo de contrair alguma infecção. Outra verdade é quanto à doação de sangue. Após fazer a tatuagem, por medidas de segurança, o prozo no Brasil é de 6 meses a um ano.

Dicas de Tatuagens:

Tags: , , , ,