A simbologia representativa dos desenhos das tatuagens podem ter diversos significados. Há as tatuagens maori, que possuem a sua significação, bem como os desenhos mais genéricos e os que estão inseridos na cultura oriental. Estes, por sua vez, podem ser até controversos, já que muitos significados foram sendo misturados através dos tempos.

 

E não é apenas isto. Hoje, em função da internet, há muita informação disseminada de forma não confiável, e as pessoas fazem a leitura das informações e passam a reproduzi-las indiscriminadamente, e sem atestar a veracidade delas. Há poucos livros e poucas traduções voltadas para o segmento, que realmente sejam confiáveis. Isto se deve ao fato de que por muito tempo a tatuagem foi considerada prática marginal – representativa de classes menos favorecidas.

 

Veja aqui o significado na cultura oriental de alguns desenhos que são considerados clássicos no universo da tatuagem.

 

Carpa – há uma lenda que diz que a carpa precisava seguir viagem no rio Huang Ho, para chegar até a fonte. Isto em épocas de desova e vencendo diversos obstáculos, já que o Huang Ho corta toda a China. A carpa que chegasse à montanha de Jishinhan se tornaria um belo dragão. Carpas tatuadas possuem duas simbologias na cultura oriental: se a cabeça estiver virada para cima, significa força para alcançar os objetivos, determinação em superar um obstáculo; já com a cabeça virada para baixo, significa que os objetivos foram alcançados.

 

Dragão – é um dos desenhos mais clássicos no universo da tatuagem, seja ele do tamanho que for; para homens e para mulheres. O desenho pode ser atribuído também aos chineses e japoneses. Os desenhos são dos mais diversos, porém há semelhanças atribuídas a eles: são lagartos gigantescos, alados,  rememorativos às criaturas pré-históricas; além disso, se assemelham aos dinossauros que vagaram a milhões de anos na terra. O dragão é um dos desenhos mais simbólicos também. Podem representar o bem e o mal; também remetem ao poder atemporal dos imperadores, tanto chineses quanto japoneses; ainda podem representar os quatro elementos naturais, a perseverança, a lealdade, a força, a felicidade e a vida eterna.

 

Flor de Crisântemo – tão popular quanto a flor de lótus, este desenho também é cercado por simbologia. Um das flores mais cultivadas no mundo, o crisântemo simboliza a perfeição, a tranquilidade, o equilíbrio entre as forças opostas. Ainda simboliza a abundância e a prosperidade. A flor de crisântemo também é símbolo da simplicidade taoísta.

 

Tags: , , ,